sábado, 30 de abril de 2011

Por que a leitura por prazer é um negócio sério

    Veja o que Meg Cabot autora do Best-Seller "O Diário de uma Princesa" tem a dizer sobre a importância da leitura e  como a leitura a influenciou.
    
   "Quando eu era adolescente, meu material de leitura preferida era a de Star Wars ou histórias em quadrinhos da Mulher Maravilha, e qualquer coisa que eu poderia encontrar na prateleira  girando na cidade, a minha biblioteca que contou com uma menina na capa que parecia que ela estava fugindo de problemas.
     Envolvidos em uma intriga política perigosa em um planeta distante da nossa? Sim, por favor. Secret esposa trancada no sótão? Excelente.
O que eu não queria ler era algo remotamente relacionado com o que estava acontecendo em minha própria vida. Por que eu iria querer ler sobre uma garota que tinha exatamente o mesmo tipo de problemas que eu fiz quando eu já estava lidando com eles em uma base diária?
    O que eu queria era um mini-break de meus problemas, e os livros - desde que fossem o tipo certo de livros - nunca deixou de me oferecer isso.  Tenho certeza que eu não sou o única que se sente assim. Eu ouvi uma vez que, durante as negociações de paz com Israel, Anwar Sadat, ler um romance de Barbara Cartland na banheira todas as noites para relaxar. Por que não? Quanto mais você consegue obter de política do que uma noiva em fuga?
     Por isso, provavelmente não é tão surpreendente que, quando, ainda adolescente, me deparei com um livro com uma menina fugindo de um rapaz em um carro - uma cópia de Edith Hamilton'sMythology - e ler o mito de Perséfone, eu glommed em que é difícil.
     Não são muitos os mitos gregos em que a personagem feminina não se transformou em uma planta, árvore ou animal depois de uma briga com um deus.
      Mas depois de ser raptada por Hades, o deus grego da morte, Perséfone consegue acabar tanto a deusa dos mortos, a rainha do submundo, e deusa da primavera. Coisa bem escuro. . . mas depois, quem disse que escola é o melhor momento de sua vida, não sei o que ele estava falando.
      Muitas pessoas vêem a Perséfone a ser uma vítima, mas eu nunca vi ela desse jeito. Na verdade, eu acho que algumas pessoas subestimam Perséfone, tal como eles subestimam o valor da leitura como uma "fuga". Há inúmeras versões do mito de Perséfone, indicando que foi cúmplice de romã consumir o que condena-la a passar seis meses (ou quatro, dependendo do reconto) do ano em Underworld.
      Não vou dizer que este mito é o que me transformou de um leitor para o escritor de mais de cinqüenta livros publicados, porque não é. Eu tenho escrito (e desenho) histórias como uma fuga dos meus problemas por quanto tempo eu tenho lido (pois cerca de sete anos de idade).
        Mas na hora que eu li o mito de Perséfone, minha vida mudou para sempre. Eu posso não ter sabido na época, mas a prova é incontestável. É lembrada nos cadernos Álgebra I salvos a partir do momento (cerca de 1981-1985). Você pode ver os rabiscos real que eu fiz baseado em Edith Hamilton's Mythology (eo mito de Perséfone) em minha álgebra cadernos da escola, que eu cavei até não muito tempo atrás. Em vez de prestar atenção na aula, eu estava aparentemente planejando a minha própria versão da história de Perséfone, que penso em escrever algum dia.
      Não surpreendentemente, foi reprovado em Álgebra I (I e II). Isso foi particularmente perturbador para o meu pai, que era professor de Análise de Negócios quantitativas, e que fez um monte de leitura prazer de sua própria (romances de espionagem), que é provavelmente o lugar onde eu aprendi o meu amor pelos livros. Fiz finalmente retomar Álgebra - remedially, na Universidade de Indiana - onde lecionou, e onde me formei com um BA no art.
       Mas eu nunca fui curada do meu amor pelos livros com fortes protagonistas femininas (ainda freqüentemente encontrados nas prateleiras de giro nas bibliotecas locais, e também feliz agora nas livrarias e em leitores eletrônicos em toda parte), e os homens que as amam por sua força. Eu adorava ler sobre essas mulheres tanto que, depois de se mudar para Nova York pós-graduação da faculdade da cidade, passei anos tentando obter minhas próprias histórias (e ilustrações) publicado. Eu queria dar a meninas que me senti do jeito que eu tinha como uma espécie de adolescente mesmo de "mini-break" de seus próprios problemas para os quais eu sempre tinha desejado.
     É por isso que eu estou especialmente animado com o meu novo romance, abandono , uma reinvenção do mito de Perséfone, mas com uma diferença: ele é definido em um dia de alta escola moderna.
   Hoje, algumas pessoas olham para baixo sobre os chamados "escapar" a leitura, especialmente quando se trata de adolescentes - especialmente meninas - e os livros que eles escolhem para ler.
     Mas eu acho que é importante compreender que o que pode parecer "escapar" da leitura - quer se trate de uma história em quadrinhos, um romance ou graphic novel, sci-fi ou mistério - é realmente servindo a um propósito importante e complexo. Os problemas dessas meninas parecem estar fugindo - e eu não quero as meninas na capa - pode ser mais esmagadora do que estão a apregoar. Ao me dar uma chance para escapar deles por pouco tempo, os livros que li na adolescência sobre as meninas com problemas ainda maiores do que a minha me ajudou a lidar com eles.
     Então, quem tem o direito de dizer que livros são "apenas por diversão", e os que acabarão por mudar uma vida para sempre?
    Tudo que eu sei é que esses livros nas prateleiras girando na biblioteca me ajudou a superar alguns dos momentos mais difíceis da minha vida, e mandou-me no caminho em que eu ainda estou viajando hoje.
     E para isso, eu sempre serei grata. "
     
Tirado do site http://www.huffingtonpost.com  
 P.s Perdoem-me se ouver erros de tradução.

0 comentários:

Postar um comentário