sexta-feira, 29 de abril de 2011

Papo Sobre Livros

     
     A jovem Bloqueira criadora do Blog Paraíso da Leitura que também é minha parceira, tem seu Blog desde 2009, mas foi apenas em 2011 que ele tomou o rumo que esta atualmente.
     A Senhora dos Livros e Paraíso da Leitura, estão unidos, não apenas em parcerias, mas também em entrevista. Nós, Gislaine e Eu, resolvemos trocar entrevistas, eu a entrevisto e ela me entrevista, bem aqui em baixo esta as perguntas que fiz a Gislaine com as respostas dada por ela.
     
    A Entrevista 
1 - Qual Gênero literário é o seu preferido? E por que?
Bom, sou viciada em livros de romance! Nunca me canso de ler um bom livro água-com-açúcar! (risos) Me encanto quando o autor consegue passar para o leitor todas aquelas emoções que você sente quando está apaixonado!
2 - O que você mais preza em um Livro?
Aí vai um defeito meu: sou super detalhista! Nem sempre consigo deixar todas as minhas coisas organizadas como queria que estivessem e isso me deixa louca! (risos) Gosto que um livro mostre, além de uma boa história e uma narrativa envolvente, a preocupação que o autor teve com erros de digitação. Pra mim não tem nada pior do que um livro cheio de palavras escritas erradas...
3 - Na hora de escolher sua próxima leitura o que você observa antes de tudo?
Ok, eu sei, “nunca julgue um livro pela capa”, mas a primeira coisa que eu olho é se o livro tem uma aparência legal. Admitam vocês, vocês têm duas opções de livros pra ler. Um tem a capa linda, chamativa, que você adorou, e o outro tem uma capa depressiva, sem desenhos... Qual você escolheria?
4 - Você é do tipo compulsiva na hora de comprar Livros? 
Se meus pais me soltarem na Leitura com um cartão de crédito pode ter certeza que vou estourar ele! Não fico muito em cima deles cobrando novos livros pelo faot de já ter livros mais que suficientes para ler, graças a Deus! Tenham certeza, o Paraíso da Leitura está fazendo muito bem pra mim e pro bolso dos meus pais!
5 - Qual é o pior livro da sua vida? Por quê ?
Atlantis, de David Gibbins. É um livro com muitos fato históricos, muito nomes... Não tem uma narrativa que consegue te prender. Apesar de sempre me interessar pelo tema de arqueologia, nunca consegui terminar de ler esse livro!
6 - E Qual foi o melhor livro?
Nossa, essa pergunta é uma tortura para qualquer bookaholic... Não sei dizer qual o melhor livro que já li, pois já li vários livros que merecem mérito! Por esse motivo, prefiro não citar nenhum, já que posso deixar outro amiguinho meu muito chateado aqui em casa. (risos)
7 - Qual livro marcou a sua vida?
Bem diversos livros marcaram minha vida. Entre eles o mais importante é Uma Aventura no Império do Sol, o primeiro livro de muitos que já li e muitos que ainda virão.
8 - Qual a importância dos livros na sua vida?
Os livros são tudo o que tenho. São meu único passaporte para o mundo maravilhoso que quero que um dia a Terra se torne. É mágico quando você pega um livro, sente a textura das páginas, sua espessura, sente o cheiro que emana dele e atravessa a ponte que te separa do mundo perfeito.
9 - O que é que mais te irrita em relação aos livros?
Em relação aos livros em si nada, me irrito quando percebo que aquele livro foi menosprezado por alguém. Não existem histórias ruins, existem histórias mal-compreendidas.
10 - E o que é que mais te agrada em relação aos livros?
O jeito que as palavras podem tocar no fundo do nosso coração. Como quando você está lendo um trecho tão emocionante que seus olhos enchem de lágrimas, ou que você se arrepia...
11 - Na hora de criticar um livro o que primeiro você observa?
Primeiro observo a criatividade do autor. Se é uma história original ou não. Tento pensar nas possíveis fontes de idéias que aquele autor teve, para que possa entender melhor seu ponto de vista.
12 - Você já cometeu algum preconceito literário (julgou um livro pela capa) ? 
Sim, e muitas vezes! Mas todas elas foram antes de criar o blog Paraíso da Leitura e perceber que estava cometendo um grande erro. O meu preconceito era em relação aos livros nacionais. Eu coloquei na cabeça que livros nacionais não tinham nada de bom... Que bobinha era eu... (risos)
13 - Você já sofreu preconceito por causa dos livros?
Já sofri e sofro até hoje.  As pessoas pensam que só porque sou bookaholic tenho que ser alienada, viver no mundo da Lua, não saber me comunicar e ser isolada. Eles não sabem o quanto estão enganados!
14 - Qual é o seu escritor favorito?
Nossa, são tantos! Entre os nacionais estão Vanessa Bosso, Bruna Longobucco, Leila Rego, Eduardo Spohr, e muitos outros cujo nome deu branco! E intercionalmente, posso me dizer fã de Rick Riordan, Meg Cabot, J.K. Rowling, Nicholas Sparks e a Titia Meyer!
15 - Quando foi que iniciou o seu amor pelos livros?
Lembro que comecei a ler graças ao meu pai. Se não fosse por ele, não sei que tipo de pessoa seria hoje... Ele estava estudando para um concurso e praticamente comia todos aqueles livros grossos, e a cada dia que eu via aquilo me dava mais e mais vontade de ser como ele! Foi aí que um dia ganhei meu primeiro livro... São ótimas memórias pra mim...
16 - O que você sente ao ler um livro?
Eu sinto uma emoção indescritível. Não há palavras nesse mundo para descrever o quanto é bom mergulhar nos livros, sem medo de ser feliz!
17 - Você sonha em ser escritora? Já tem uma historia em mente?
Ser escritora é meu sonho desde que li meu primeiro livro. Tenho uma história em mente, sim, mas o processo está lento pois não consigo me decidir o como fazer para que a história corra do jeito que imaginei.
18 - Os livros te influenciam ?
Sim, com certeza! Meu livro tem muita influencia de alguns livros de li recentemente e também de músicas que tocam com uma freqüência inacreditável em meu Mp5... (risos)
19 - Você se lembra do primeiro livro que Leu? Se sim, qual foi?
Sim! Tenho ele até hoje em minha estante! Foi Aventura no Império do Sol, um livro da série Vaga-Lume.
20 - O que você esta lendo recentemente?
Bem, comecei a ler Os Meninos de Gateville cortesia do escritor Renatho Costa.
21 - Qual foi a maior loucura que fez por um Livro?
Já fiz muitas loucuras por livros... (risos) Entre elas, creio que a pior foi pagar para uma colega de classe me emprestar o livro que ela estava lendo. Depois descobri que paguei mais caro do que se tivesse comprado ele na internet!

 Em relação ao Blog Paraíso da Leitura 

22 - Como surgiu a idéia de criar o Blog Paraíso da Leitura?
Foi uma coisa meio boba! Na verdade, o plano inicial era criar um blog para postar, semanalmente, capítulos do meu livro. Depois, com medo de plágio, resolvi torná-lo um blog de downloads de livros. Creio que muitos seguidores lembram dessa fase! Aos pouco, fui colocando resenhas e percebi que era aquilo que eu queria. Tornei o blog Legalizado, tirando os downloads, e agora deu no que deu!
23 - Qual são as suas expectativas em relação ao seu Blog?
O mundo nos dá diversas lições o tempo todo. Uma das lições que ele me ensinou foi nunca nutrir expectativas. Quando você fantasia demais com algo você acaba se decepcionando por não acontecer como queria. Só espero que meu blog cresça e cumpra seu objetivo: fazer com que as pessoas gostem de livros tanto quanto eu.
24 - O que você espera em um Blog de livros?
Eu espero organização e qualidade. Se uma pessoa se dispõe a fazer algo como criticar livros, tem que fazer isso direito ou dar o melhor de si. Não adianta falar só que gostou ou não do livro, ou simplesmente copiar a resenha de algum outro lugar. Um blog literário deve ter, obrigatoriamente, caráter.
25 - Como você vê o seu Blog?
Eu vejo como meu cantinho do conforto, onde sempre posso me esconder. E nesse cafofo, tenho meu alicerce, meu apoio, que são os seguidores. O que espero é que o blog possa se tornar também o cafofo de outras pessoas. Um lugar que elas considerem agradável de se estar.
26 - Na sua opinião, qual foi o maior avanço de  seu Blog?
Bem, muitas coisas que eu não esperava aconteceram nesse blog! Por exemplo, eu nunca pensei que conseguiria atingir tantos seguidores. Pensar que todas essas pessoas podem estar sendo incentivadas a ler por mim... Isso é incrível! Também me surpreendi com as parcerias. Fiz muitos amigos escritores e editores, todos já fazem parte de mim, de quem eu sou.
27 - O que você espera de seus Leitores?
Espero que estejam lendo muito! (risos) Na verdade, não fiz o blog querendo algo em troca. Não quero nada pelo trabalho que eu faço, pois não é um trabalho. É um lazer. Só quero que eles reconheçam isso e se divirtam cada vez mais em meu blog.
28 - O que o Paraíso da Leitura é para você?
Tudo. Não sei, mas desde que eu fiz esse blog ele parece fazer parte da minha vida. Não consigo imaginar como seria meu dia sem pensar uma vez sequer: “Meu deus, como estou enrolando em postar aquela resenha!” ou “Ah, é mesmo tenho que atualizar meu blog!”... (risos) Acho que também não conseguiria me re-acostumar com o fato de poder terminar de ler um livro e começar outro imediatamente... Sempre vou ter que fazer aquela pausa básica de um dia reservado para a resenha!


   Se quiserem ver as minhas respostas das perguntas Da Gi é só entrar no Blog Paraíso da Leitura

0 comentários:

Postar um comentário