quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Agatha Christie Duquesa da morte, Rainha do crime


   Agatha May Clarissa Mallowan mundialmente conhecida como Agatha Christie, foi uma romancista policial britânica, mundialmente conhecida, que ao falecer, em 1976, deixava escritos mais de oitenta livros com historia policiais e inúmeros contos, sem mencionar seu enorme sucesso no teatro com "A ratoeira" - a peça mais encenada no mundo, vinte e cinco anos ininterruptos em cartaz em Londres.
    Nascida em 15 de Setembro de 1890, em Torquay, inglaterra, com o sobrenome Miller, era filha de mãe inglesa e pai americano, que morreu quando ela ainda era criança.
   Em sua infância e juventude, Agatha não se interessava por contos de fada ou romances, despertavam-lhe o maior interesse os livros Dickens e Sherlock Holmes.
   Isso influenciou sua dupla facilidade em criar fortes caracterizações e engenhosos métodos de crime e investigação. Agatha descobriu essa habilidade quando, aos quinze anos, foi desafiada por sua irmã a escrever uma historia policial.
  Seus conhecimentos de química, poções e venenos, foram adquiridos quando trabalhou como voluntária em um hospital da cruz vermelha, durante a segunda guerra mundial. Ali durante alguns anos, ajudou especialmente os refugiados belgas.
  Foi através dessas expêriencias, ouvindo os imigrantes daquele pais, muitos deles vindo da alta classe social, que nasceu Hercule Poirot, o inspetor supostamente aposentado da força policial Belga para ir a Inglaterra. Mas o curioso é que o primeiro livro "O misterioso caso de Styles" foi recusado por seis editoras. Tinha trinta anos quando conseguiu publicar. (1921).
    Agatha Christie criou dois personagens inesquecíveis: o detetive belga Hercule Poirot, com suas prodigiosas celulazinhas cinzentas no cérebro, e Miss Marple, uma solteirona simpática, observadora sagaz e tão cerebral quanto o detetive belga. Antes de morrer, em 12 de Janeiro de 1976, cuidou também de preparar a despedida de Miss Marple; e voltou a mansão Styles, cenário de seu primeiro livro, para encerrar a carreira de Poirot em "Cai o pano".
 
   Minha Opinião
  As obras de Aghata Christie despertam muito interesse, não é atoa que exitam mais de 40 bilhões de copias espalhadas pelo mundo, suas obras mantém  leitor atento, que difilmente descobrira o mistério antes do final.
   Suas historias são como um quebra cabeça, onde a ultima peça faz toda a diferença. Suas pistas de rigor matemático deixa a obra com um suspense mais elaborado, segurando o leitor até o final.

- Obras publicadas- 
  • 80 livros e histórias, em que apareceram:
  •  39 livros e histórias: Hercule Poirot.
  • 13 livros e histórias: Miss Marple.
  • 6 livros e histórias: Arthur Hastings (com Hercule Poirot).
  • 5 livros: Tommy e Tuppence.
  • 2 livros e histórias: Parker Pyne.
  • 2 livros: Superintendente Battle
  • 6 novelas de romance.
  • 24 obras de teatro, dos quais:
  • 12 foram feitas com base em seus livros.
  • 4 foram representadas após a sua morte.

2 comentários:

Adriana T disse...

Gostei do post, amo os livros dela. São sempre uma caixinha de surpresas.

Priscila disse...

Oi Adriana...
Muito Obrigada, realmente os livros delas são incriveis, sempre leio....... bjs

Postar um comentário